A proposta do Ranking AE Projeções é premiar as instituições cujas projeções para os principais indicadores econômicos do País mais se aproximam da realidade. A Agência Estado desenvolveu uma metodologia própria para reunir e avaliar os dados fornecidos pelas instituições.
Premiação
As instituições serão classificadas em duas categorias: Top 10 Geral e Top 10 Básico. A categoria Geral considera as projeções para sete indicadores: IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, saldo da balança comercial, relação dívida/PIB e PIB. A categoria Top 10 Básico leva em conta apenas as projeções para juros, câmbio e inflação.
Sigilo
Serão divulgadas as projeções e a classificação somente das dez primeiras instituições
classificadas em cada categoria. Os resultados das demais instituições serão considerados para
compor medianas, mas suas projeções e sua classificação não serão publicadas. Todas as
instituições participantes receberão um e-mail automático e sigiloso com sua própria colocação
no ranking.
Quem participa
Bancos, corretoras, consultorias, assets, instituições de ensino e outras que façam, periodicamente,
projeções de indicadores econômicos.
Data Crítica
A cada trimestre, as instituições fazem suas projeções para os seis trimestres subseqüentes e para o ano fechado. Os dados devem ser enviados pelas próprias instituições até o dia 10 dos meses de
fevereiro, maio, agosto e novembro. Nos meses em que o dia 10 cair em finais de semana ou feriados, fica facultado às instituições imputarem as respectivas projeções no primeiro dia útil após à data final estabelecida.
Metodologia
As projeções para o fechamento do ano são coletadas do quarto trimestre do ano anterior até o terceiro trimestre do ano em curso. Neste caso, serão atribuídos pesos a cada nova projeção de cada indicador (4, 3, 2 e 1), de forma a valorizar as estimativas mais distantes do período de referência. Os referidos pesos refletem a simples multiplicação do trimestre em análise pelo número de trimestres do ano. Assim sendo, o peso das expectativas inseridas no sistema do Ranking AE Projeções no primeiro trimestre de um determinado ano terá peso 4, já que a atribuição dos pesos contemplará o próprio trimestre e os três subsequentes. Pela ordem, as projeções que forem imputadas no sistema no segundo trimestre, por exemplo, terá peso 3, uma vez que além do trimestre base, serão considerados os terceiros e quarto trimestres. E assim segue-se sucessivamente.
O ranking utilizará como critério o desvio padrão. A estimativa menos distante do resultado oficial de
cada indicador receberá a nota 1; a segunda, nota 2,e assim por diante. A instituição que somar menos
pontos no total será a vencedora.
Confira as projeções que os participantes do Top 10 Geral devem enviar nos períodos de referência: